O muaythai é uma das artes marciais mais antigas de que se tem notícia. Sua origem está extremamente ligada à Tailândia, estando a história dessa arte muitas vezes misturada com a própria história da Tailândia. O muaythai é tão popular por lá, que é considerado o “futebol” dos tailandeses.


As raízes são ainda tão fortes que, pelo mundo todo, a arte é também conhecida como thai boxing e, aqui no Brasil, como boxe tailandês. Mas o muaythai vai muito além dos golpes de boxe - a arte é famosa por utilizar o que os praticantes chamam de “as oito armas”, que incluem os dois pés, os dois joelhos, os dois cotovelos e os dois punhos.

Por tratar-se de uma arte marcial que envolve um alto gasto calórico e proporciona um excelente condicionamento físico, o muaythai vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente em academias de ginástica. A luta (esportiva) acontece em ringues e os atletas utilizam luvas de boxe.­

O muaythai possui muitas peculiaridades. Uma delas é o famoso calejamento das canelas. Isso mesmo, um bom lutador de muaythai deve procurar “calejar” as suas canelas, já que elas servem tanto para aplicar um golpe (chute de canela) ou para a defesa – dizem os praticantes que dói muito menos bloquear um chute com a sua própria canela do que ser acertado na coxa. Para isso, existem técnicas de “calejamento” que incluem chutes em pneus, esfregar garrafas nas canelas e por último, quebrar tacos de beisebol e cabos de vassoura com a canela.

Outra importante característica do muaythai é o acompanhamento musical (ram muay), além do ritual executado pelos lutadores antes do início da luta. Em competições oficiais, a luta é acompanhada por uma orquestra de tambores e flautas que seguem, geralmente, até o segundo ou o terceiro round. 

Já a mais forte tradição tailandesa mantida é o Wai Kru. Trata-se de um ritual praticado pelos lutadores pouco antes do combate ter início. Inicialmente o lutador cumprimenta o público presente, fazendo uma reverência com as mãos. Em seguida o lutador saúda o seu técnico e inicia uma série de movimentos que assemelham-se a uma dança, buscando a sua concentração.


Após o término do ritual, o lutador aproxima-se de seu técnico para receber as últimas orientações antes da luta, retira o mongkon (testeira feita de corda trançada e usada pelo lutador durante o ritual) e aguarda o início da luta.

Praciat
Os lutadores de muaythai costumam usar também uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços. Ao contrário do mongkon, o praciat não é retirado após o ritual. Seu objetivo é dar proteção ao lutador.
 


Regras  e  graduações

Existem duas categorias com características bem específicas no muaythai - amador e profissional. No muaythai profissional, os competidores só podem usar luvas, protetor bucal e genital, também conhecido como coquilha. Já nas lutas de muaythai amador, os competidores podem usar também outros acessórios como canelerias, cotoveleiras e protetor de tórax.

No muaythai amador, cada luta possui 4 rounds com duração de 2 minutos de combate. Já no profissional, as lutas possuem 5 rounds de 3 minutos de compate. Tanto no amador como no profissional, a recuperação entre um round e outro é de apenas 1 minuto.

Divisões de pesos
PAPER42 kg
PIN42 - 45 kg
LIGHT FLY48 kg
FLY48 - 51 kg
BANTAM51 - 54 kg
FEATHER54 - 57 kg
LIGHT57 - 60 kg
LIGHT WELTER60 - 63,5 kg
WELTER63,5 - 67 kg
LIGHT MIDDLE67 - 71 kg
MIDDLE71 - 75 kg
LIGHT HEAVY75 - 81 kg
CRUISER81 - 86 kg
HEAVY86 - 91 kg
SUPER HEAVY+ 91 kg


Algumas técnicas são terminantemente proibidas em qualquer luta de muaythai. Golpes na nuca, por exemplo, não podem ser aplicados em hipótese alguma. Também é proibido agarrar o pescoço do adversário com o intuito de asfixiá-lo (mesmo durante o clinch). Confira outras técnicas inválidas:

Varrida – não é válido enganchar a perna do adversário com o intuito de derrubá-lo.

Agarrar – não é permitido agarrar a perna do adversário se não for para aplicar um chute ou golpe de joelho.

Chutar com o calcanhar – durante o clinch não é permitido chutar a perna do adversário com o calcanhar.

Golpes na cabeça – dar uma cabeçada pode ter algumas conseqüências. Se o golpe for intencional e o adversário sofrer um corte e não puder continuar a lutar, o lutador que aplicou a cabeçada por querer, será desclassificado. Se por acaso quem levou a cabeçada puder continuar a lutar, será descontado meio ponto do lutador infrator. E se a cabeçada acontecer no 1º round, será decretado o término da luta.

Golpes nos genitais – se o golpe for intencional, quem cometeu a infração será desclassificado. Se o golpe for acidental, é descontado meio ponto de quem aplicou o golpe.

Para contar os pontos em um round, os juízes levam em conta a postura no ringue, a utilização de técnicas específicas do muaythai, a evasão e defesa dos golpes do adversário, a utilização de todos os membros como pernas, joelhos, cotovelos e punhos e, a efetividade dos golpes. Não cair também é muito importante no muaythai. Confira a pontuação:

Pontuação
5para quem vencer o round
1/2para quem perder o round com uma diferença mínima isto é, sem quedas
1/2para quem perder o round com diferença de uma queda
3para quem perder o round com diferença de mais de uma queda


Sistema de graduação

No Brasil, as entidades responsáveis por realizar e supervisionar os exames de grau é a CBMT (Confederação Brasileira de Muay Thai), fundada há 14 anos, e a  Confederação Brasileira de MuayThai Tradicional. A CBMTT inclusive possui um Sistema Nacional de Graduação, através do qual os atletas filiados podem acompanhar toda a sua própria evolução. 
Até pouco tempo atrás, a corda que simbolizava a gradução era chamada de “kruang”. Atualmente utiliza-se o termo “prajied”, que é o mesmo praticado na Tailândia.

Sistema de Graduação pela CBMTT
KhanPrajiedExperiênciaTempo
1º Khan Nuengbranco

iniciante03 Meses
2º Khan Songamarelo

iniciante03 Meses
3º Khan Samamarelo e branco


iniciante03 Meses
4º Khan Sihverde

iniciante03 Meses
5º Khan Hahverde e branco


intermediário06 Meses
6º Khan Hokazul

intermediário06 Meses
7º Khan Jedazul e branco


intermediário06 Meses
8º Khan Padmarrom

avançado06 Meses
9º Khan Kaohmarrom e branco


avançado06 Meses
10º Khan Sibvermelho

avançado06 Meses
11º Khan Sib Edvermelho e branco


Inst. em Treinamento (Kru Fueng Sorn)12 Meses Idade: 18 Anos
12º Khan Sib Songpreto

Instrutor (Kru Puh Chuay)30 Meses Idade: 20 Anos
13º Khan Sib Sampreto e branco


Professor (Kru)36 Meses Idade: 22 Anos
14º Khan Sib Sihprata

Mestre (Arjarn)Nomeado pela IFMA e WMC
15º Khan Sib Hahouro

Grão-Mestre (Arjarn Yai)Nomeado pela IFMA e WMC
16º Khan Sib Hokouro e prata


Grão-Mestre Honorário (Por Ra Ma Jarn)Nomeado pela IFMA  WMC

 

 

 

 

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola